Mostra de Processos das Oficinas Culturais: Pontos de Cultura e PAC – Arroio Kruse

Após um ano de muitas trocas, compartilhamento de saberes e criações, é chegado o momento de confraternizar, de apresentar parte do que vem sendo produzido nas oficinas culturais de dois projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura de São Leopoldo, através de sua Secretaria de Cultura, em parceria com o Governo Federal e entidades da sociedade civil: Pontos de Cultura e Programa de Aceleração do Crescimento – Arroio Kruse. Serão cerca de 20 atrações, incluindo música, dança, teatro, cultura digital, vídeo e exposição de arte urbana, numa programação que vai das 14h às 17h e das 18h30min às 21h. A programação é toda gratuita, e acontecerá nesta sexta-feira (18 de dezembro), no Centro Cultural José Pedro Boéssio, que fica na Avenida Oswaldo Aranha, no nº 934, Centro de São Leopoldo.

Os Pontos de Cultura são entidades da sociedade civil que já realizam atividades culturais e que, a partir de convênio com a Prefeitura e com o Ministério da Cultura, passam a ampliar suas atividades através da contratação de profissionais em arte-educação e compra de materiais e equipamentos. O projeto visa contribuir com o fortalecimento da autonomia destas entidades e das pessoas envolvidas em suas ações, estimulando a participação cidadã em redes e demais esferas públicas de participação. Hoje, são 4 entidades conveniadas: CTG Tropeiro das Coxilhas, Associação de Meninos e Meninas de Progresso (AMMEP), Casa Auxiliadora e ASPA, contando ainda com o apoio pedagógico e de articulação por parte do Pontão de Cultura. A partir do próximo ano, mais 1 Ponto começará suas atividades, assim como outros 5 Pontos que serão conveniados a partir de edital a ser publicado em breve.

As atividades culturais realizadas pelo PAC – Kruse têm por objetivo contribuir com a dimensão simbólica do projeto de recuperação ambiental do Arroio Kruse.  As oficinas de arte-educação buscam contribuir na construção de imaginários coletivos no processo complexo de deslocamento das famílias que vivem às margens do Arroio Kruse, tendo em vista as simbologias compartilhadas no espaço em que moraram durante anos e, agora, o desafio que enfrentam em reelaborá-las a partir de novas convivências. O projeto é financiado pela Caixa Econômica Federal e pela Prefeitura de São Leopoldo, tendo o Centro de Assessoria Multiprofissional (CAMP) como responsável pela execução técnica da área social.

Para quem quiser acompanhar a nossa cobertura via Twitter, basta acessar: http://twitter.com/pontaosaoleo.

Secretaria Municipal da Cultura
Rua Lindolfo
Collor, 439, 5º andar
São Leopoldo/RS
Fone/Fax: 51 35921943
cultura@saoleopoldo.rs.gov.br
http://www.saoleopoldo.rs.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: