Dimensão da cultura digital

A cultura digital não se resume somente a internet, estamos mergulhados nesse mundo quando utilizamos o nosso celular ou o cartão do banco. Estamos em uma nova sociedade onde temos acesso a outras realidades, e que por meio destes novos meios de comunicação estamos alterando a nossa consciencia do tempo, quando antes era preciso aguadar dias para se obter a resposta de uma carta por exemplo hoje em dia ficamos ansiosos se um e-mail ou torpedo demora mais que quinze minutos e do espaço as distancias estão sendo rompidas por esses novos meios.

Muitas pessoas que antes não teriam acesso a informações estão numa rede onde bibliotecas do mundo estão sendo digitalizadas. Outro exemplo são as doações vindas de outros países, assim que as noticias de um desastre ambiental são divulgadas quase em tempo real. Podemos assistir um jogo de futebol ao vivo, mesmo que se passe em qualquer ponto do planeta…

Enfim, a cultura digital toma dimensões gigantescas em nossas vidas sem muitas vezes nos darmos conta disso, pois já estamos tão naturalizados com o uso dessas novas ferramentas. Então compre algo num e-commerce e pague com seu cartão de crédito, fale com sua avó pela web cam sobre a novela das oito, baixe uma música de uma banda japonesa e comente tudo isso no seu blog.

Edson Nogueira e Rita

Anúncios

3 Responses to Dimensão da cultura digital

  1. Marcos disse:

    Oi, Edson e Rita, achei interessante vocês pensarem nessa dimensão da cultura digital que vai além do acesso ao computador. Essa nova subjetivação proporcionada pela digitalização da vida é fonte de muitos estudos. É interessante vocês refletirem sobre esse impacto nas nossas vidas cotidianas… Será que o simples uso do celular não nos mantém conectado com esse mundo sem a conexão nunca cair?

  2. […] da vida. Essa ideia é fruto da reflexão proposta por Rita e Edson no texto intitulado “A dimensão da Cultura“, que apresentou uma ideia um pouco mais ampla de Cultura Digital, ou seja, na perspectiva da […]

  3. pontaosaoleo disse:

    Edson e Rita o tema do texto construido por voces é bem interessante e estou aqui para destacar e lamentar que a cultura digital não é valorizada como deveria ser pelas autoridades públicas e por alguns setores do campo da educação. Conheço locais em que existe pessoa abilitada e faltam os computadores e vice-versa.A utilização da cultura digital é impressindivel para o desenvolvimento do cidadão em todos os sentidos independentemente de possuir ou não alguma deficiência, tanto é que muitos conseguem ampliar sua autonomia graças a o uso desta ferramenta digital.
    Luiz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: