O que é Software Livre para alguns alunos do Pontão São Leo!

Esse movimento, apesar de ter tornado-se mais popular, nos últimos tempos, com a utilização do Linux, por exemplo. Já existe desde 1983 quando o hacker Richard Stallman, iniciou o projeto GNU. É bom lembrar, que hacker, nada mais é do que um desenvolvedor de sistemas, apesar de hoje, sua imagem estar muito ligada a “marginalidade” (os cracker).

Software livre é quando qualquer pessoa pode ter acesso ao seu código fonte, para assim, consiga copia-lo ou o modificar se quiser. No entanto, isso não quer dizer que eles não possam ser usados para fins comerciais. Portanto, deve ficar claro, apesar de muitos confundirem, que Software Livre não é, necessariamente, Software Gratuito.

Contudo, para nós, aqui do Pontão de Cultura São Leopoldo, essa não deveria ser o principal ponto de discussão, pois, por poder ser modificado, esse tipo de programa tem tantas outras utilidades que poderíamos o aproveitar para compartilhar novas informações, conhecimentos, e incentivar nossa criatividade para através dele desenvolvermos novos projetos.

Informações retiradas: http://br-linux.org/faq-softwarelivre/

Jéssica e Luiz.

Deixe um comentário